Qualidade
SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE Estudo de Caso
:: Portfólio
OBJETIVO Aprimorar o conhecimento e utilizar técnicas de qualidade total em armazenagem e distribuição.
ORIENTAÇÃO Caro aluno, Elabore em grupo de até 3 pessoas as atividades solicitadas. Gere um único portfólio resposta com o nome completo e RA de todos do grupo. Cada pessoa do grupo, ao final, deverá desenvolver sua própria conclusão/parecer e incluí-la no arquivo único. Postar o portfólio individualmente.
DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
Estudo de Caso 1: Quem planeja não teme, prospera
Reduzir custos e aumentar a produtividade é o que toda a empresa quer. Então, o que é preciso? Ferramentas de otimização dos processos, profissionais alinhados às estratégias da companhia e parceiros de confiança, ou seja, falta implementar o SCM e organizar a casa.
Ao contrário do que alguns profissionais possam pensar, logística e SCM – Supply Chain Management (ou Cadeia de Abastecimento) não são a mesma coisa.
Quem explica é Paulo Roberto Bertaglia, autor do livro “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento”. Segundo ele, a logística é algo físico, ou seja, envolve a movimentação dos materiais. Já o Supply Chain está relacionado às estratégias, e integra funções através do gerenciamento da informação, fluxo de material e fluxo financeiro. Com isso, logística e Supply Chain vivem juntos e são importantes para a empresa.
Pela definição do CSCM – Council of Supply Chain Management, associação internacional com integrantes das áreas de logística e SCM, logística é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla o fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes. Por sua vez, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos integra a gestão da demanda e do suprimento