Qualidade na fonte
ENGATE FLEXÍVEL
Eduardo Merckle, Jean Jules Adolfo Colin, Jheikson Rodrigues Pereira, Tiago Kuntz.
Universidade da região de Joinville - Univille, Campus Universitário, Joinville, Brasil. eduardomerckle@gmail.com Resumo: Processo adotado para aplicação do Lean, para abordo de linha produtiva, dessa maneira economizando o tempo e o esforço do operador, estudando alguns métodos e ferramentas do Lean para aplicar como o GBO, Balanceamento de operação, entre outros.
Palavra-chave: Lean.
1. Introdução
Apresentando um processo de fabricação atual da empresa SOCELPLAST, que gera desgaste dos operadores e também perda de tempo de mão-de-obra, movimentos desnessários, foi decidido aplicar a o Lean na linha para enxugar o processo e assim retornar mais lucro para empresa.
2. Materiais e métodos
Componentes do Engate Flexível
[pic]
Figura 1. PORCA DE ENGATE
[pic]
Figura 2. NIPLE ½
[pic]
Figura 3. MANGUEIRA DE ENGATE
[pic]
Figura 4. BUCHA DE EXPANSÃO
[pic]
Figura 5. ANEL DE ENGATE
Processo de Montagem Atual:
- A borracha de vedação é colocada manualmente na Bucha de expansão, esta montagem é realizada por uma operadora em casa.
- Duas Porcas do Engate são encaixadas manualmente na mangueira, este elemento é realizado por duas operadoras. As mangueiras e as Porcas se encontram em uma bandeja a frente das operadoras, após a montagem elas descartam o conjunto em uma rampa.
- Com um dispositivo semiautomático é encaixado uma Bucha de expansão com a Borracha de vedação em cada ponta da mangueira flexível. Após a operação a operadora acumula 5 conjuntos a frente do dispositivo e descarta as peças para esquerda, em cima de uma mesa.
- O Niple é rosqueado manualmente por uma operadora.
- O Engate Flexível pronto é colocado é uma embalagem plástica, com 20 peças, e selado.
Layout Atual:
[pic]
Elementos de Trabalho:
[pic]
FEP Atual:
[pic]
Tempo Total: 6,14’’
Tempo Takt: 2,70’’
Calculo de Operadores: