Qualidade dos produtos de Software Públicos Brasileiros
Cleiton S. Gomes1, Vanessa B. Martins1, Hebert D. A. Santos¹, Elaine Venson1
1
Engenharia – Universidade de Brasília – Faculdade Gama
Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Gama – DF – Brasil
{100097022, 100131182, 100103979}@aluno.unb.br, elainevenson@unb.br
Abstract: Several Brazilian Public Software (SPB) have significant social impact.
Therefore, this study aimed to measure the quality of source code of SPB Ases, Cortex,
Editom, Ginga, Poli-Libras, Sigati. Analizo tool was chosen to perform the static analysis and quality metrics source code were also selected. The results were analyzed based on a catalog of criteria for interpretation of the metrics. Finally, the study showed that the projects of SPB with most recent contributions have a highest level of quality when compared to projects of SPB with contributions older.
Resumo: Diversos softwares públicos brasileiros (SPB) possuem impacto social relevante.
Este trabalho teve como objetivo mensurar o nível de qualidade de código fonte dos SPB
Ases, Cortex, Editom, Ginga, Poli-Libras, Sigati. O estudo foi realizado a partir de métricas de qualidade de código obtidas por meio da ferramenta Analizo 1. Os resultados foram analisados com base em uma tabela de critérios para interpretação das métricas. O estudo mostrou que os projetos de SPB com contribuições mais recentes possuem um nível de qualidade mais elevada quando comparados aos projetos de SPB com contribuições mais antigas. 1.
Introdução
Conceitos de qualidade são imprecisos e difíceis de serem aceitos em diversos contextos. No contexto de desenvolvimento de software, métricas de qualidade de código possuem o intuito de mensurar qualidade do produto de software (BUENO; CAMPELO, 2011, pág. 1).
As métricas de qualidade de código fonte podem ser objetivas ou subjetivas. As métricas subjetivas dependem do sujeito que está realizando a medição. As métricas