sobre pedagogia
IMMANUEL KANT
O Homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado da infância, a disciplina e a instrução com a formação.
Os animais logo que nascem e sentem alguma força, e a usam com regularidade, desde que não prejudiquem a si mesmos. Um exemplo, os filhotes de andorinhas, quando sem do ovo e ainda cegos, já se posicionam de tal modo no ninho que suas fezes caiam fora do ninho.
Os animais não precisam ser cuidados, no máximo precisam ser alimentados, aquecidos, guiados e protegidos de algum modo.
Por cuidados entendem-se as preocupações que os pais tomam para impedir que as crianças façam uso nocivo de suas forças. A disciplina transforma a animalidade em humanidade. Um animal é por seu próprio instinto tudo aquilo que pode ser. Mas o homem tem necessidade de sua própria razão, não tem o instinto.
A disciplina submete o homem ás leis da humanidade e começa a fazê-lo sentir a força das próprias leis. Isso deve acontecer bem cedo, assim que as crianças são mandadas cedo a escola para se acostumarem a ficar sentados t6ranquilamente e a obedecer pontualmente aquilo que lhe é mandado, afim de que no futuro elas não sigam de fato cada um de seus caprichos. Mas o homem é tão naturalmente inclinado a liberdade que, depois que se acostuma a ela por longo tempo, a ela tudo sacrifica, por isso é importante recorrer cedo a disciplina.
O homem tem necessidade de cuidado e de formação. A formação compreende a disciplina e a instrução.
Nenhum animal necessita de formação e instrução, exceto os pássaros, um exemplo é colocar um pardal ainda filhote junto com canários, o pardal vai cantar igual ao canário.
A educação é muito importante. Tem dois caminhos que se cruzam dois caminhos diferentes; os homens e os animais. O homem precisa ensinar a importância da disciplina para o outro.
Os homens têm que ensinar outros a disciplina, os animais não, eles nascem e só precisam ser alimentados e