Qualidade de Vida (respiração e circulação)
A qualidade de vida dos humanos, quando direcionadas a respiração e a circulação sanguínea está cada vez mais precária por problemas ambientais e até por falta de cuidados com alimentação. Sabemos que a qualidade do ar das cidades está diminuindo cada dia mais e mais devido ao grande número de gases altamente poluentes e agressivos à saúde exalados por veículos e fábricas, principalmente. No mesmo caminho está a circulação sanguínea de grande parte da população, que está trocando alimentos saudáveis, como frutas, verduras e cereais, por exemplo, por alimentos que não possuem os nutrientes necessários na nossa alimentação, como por exemplo, Fast Food.
Respiração
Nascemos respirando plenamente, porém, a vida sedentária, as emoções pesadas e o stress do dia-a-dia, fazem-nos perder esta capacidade de trazer mais vida para o nosso corpo. Pois a forma como respiramos está diretamente ligada às nossas emoções. Você já notou como respira diferente quando está ansioso ou agitado? Essas tensões emocionais podem causar contrações musculares. Respirando corretamente, no entanto, a oxigenação relaxa os músculos e permite que as emoções sejam mais facilmente administradas.
Para reaprender a respirar corretamente, podemos realizar exercícios de reeducação respiratória, que se incorporados ao nosso cotidiano, nos garantem mais qualidade de vida. Para começar, conscientize-se de como você respira, se é pelo abdômen ou pela parte alta dos pulmões. Estima-se que a maior parte da população utiliza 10% da capacidade pulmonar. Entretanto, respirar de forma correta consiste em utilizar toda a plenitude pulmonar, parte baixa, média e superior. Entenda melhor:
Inspire expandindo o abdômen, depois afaste as costelas e por último leve o tórax para o alto. Ao exalar, esvazie primeiro a parte superior dos pulmões. Logo em seguida, aproxime as costelas e finalmente contraia a barriga. Se tiver dificuldade no início, pode utilizar a respiração baixa que