Qualidade de vida - portal rh
A busca pela melhoria da qualidade de vida tornou-se uma meta para muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem nos grandes centros urbanos e enfrentam diariamente engarrafamentos quilométricos e outros tantos fatores estressantes. Há até quem diga que só em pensar em sair de casa para chegar ao trabalho, participa de uma verdadeira maratona de tanto que se sente desgastado e ao chegar à empresa, vai para o banheiro lavar o rosto, respirar uns cinco minutos, beber um pouco de água e só então consegue dar início às suas atividades. Se isso ocorre diariamente, teoricamente o indivíduo reviverá essa mesma cena, mais de 20 vezes ao mês.
Agora, imagine um cenário totalmente oposto. Uma cidade do interior, onde o clima é super-agradável e, ao chegar ao trabalho, o funcionário depara-se com uma área de 45 mil metros quadrados, com um lago repleto de peixe e um verde de encantar a visão de qualquer um. Essa é a realidade dos funcionários da Ouro Fino – empresa localizada em Cravinhos, no Estado de São Paulo, onde a qualidade de vida é considerada uma prioridade, desde a diretoria até a moça que serve o cafezinho.
A preocupação, com a qualidade de vida das pessoas não é uma ação recente da empresa, muito pelo contrário. De acordo com Ruben Guimarães, diretor de RH, esse é um valor que acompanha a empresa desde a sua fundação. “Há dois anos, quando construímos a fábrica de Cravinhos, que totaliza 125 mil metros quadrados, 45 mil metros foram direcionados para a área social da empresa. Aqui, a qualidade de vida não é uma política estratégica, mas sim um valor que foi incorporado”, explica, ao acrescentar que o reflexo dessa iniciativa se reflete na satisfação dos colaboradores. A Ouro Fino Agronegócio atua desde 1987 na produção e comercialização de produtos farmacêuticos para saúde animal. Possui crescimento acima da média do mercado e é um dos principais exportadores do setor. Conta com cerca de 500 funcionários.