QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS: AS AGRESSÕES À SAÚDE DAS POPULAÇÕES
1 - INTRODUÇÃO
OBJETIVO GERAL:
Verificar a prevalência do uso de anabolizantes por pessoas praticantes de academia.
Analisar a razão do uso de anabolizantes por pessoas que praticam exercícios físicos.
OBJETIVO ESPÉCIFICO:
Conscientizar as pessoas dos riscos que a substâncias podem causar.
Alertar sobre os casos de dependência ao uso.
Despertar o interesse dos alunos, na busca de ações coletivas preventivas contra o uso deste estimulante.
PARTICIPANTES DO PROJETO:
??Nós, os entrevistados ou os alunos da escola.
2 - JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido por ser uma grande preocupação nos dias atuais, pois jovens e adultos estão fazendo uso indiscriminado de substâncias anabolizantes sem saber os riscos que correm e as consequências a sua saúde.
ESTERÓIDES ANDROGÊNICOS ANABÓLICOS: ANABOLIZANTES
Referencial teórico:
Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.
O esteroide androgênico anabólico, mais conhecido como anabolizante, é um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles atuam no crescimento celular e em tecidos do corpo, como o ósseo e o muscular.
Existem vários tipos de anabolizantes, que podem ser ingeridos ou injetados no corpo. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função e tumores do fígado, comportamento agressivo, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças