Qualidade De Vida Atividade Fi Sica Na 3 Idade
O estilo de vida mais saudável tem sido associado ao hábito de práticas de atividades físicas, logo a melhores padrões de saúde e qualidade de vida.
Com o crescente aumento na expectativa de vida, a busca por atividades que tragam maior qualidade de vida vem se tornando cada vez mais frequente. Tem-se notado uma enxurrada de alunos da melhor idade em academias, que buscam atividades físicas não somente por recomendação médica, mas também por buscarem um estilo de vida mais saudável.
No contexto atual de assistência ao idoso , tem-se estimulado, por meio de iniciativas governamentais e não governamentais, a adoção de estratégias de assistência a essa população.
Grandes redes de academias tem investido em atendimento especializado ao público de idosos, essas atividades físicas de lazer podem ser realizadas em grande parte no próprio grupo de convivência, utilizando-se dos exercícios de alongamento e de ginastica localizadas, sempre orientadas por um educador físico.
Faz-se importante destacar os efeitos das atividades físicas:
Pesquisas apontam que idosos mais ativos fisicamente, tem maior qualidade de vida, menor perda do tônus muscular, reduzem a perda de movimentos, podem amenizar dores, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e obesidade entre outras.
De modo geral, programas de atividades físicas podem contribuir de forma expressiva na qualidade de vida da população de idosos, tanto para a convivência social, quanto aos benefícios de saúde que a prática traz.
Por fim, os níveis constantes de atividade física parecem estar intimamente ligados ao bem estar e consequentemente ao nível de satisfação quanto a qualidade de vida.