Qualidade de Software
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
Iniciação Profissional e Informática Básica
Jean Ferreira Pereira
QUALIDADE DE SOFTWARE
Charqueadas
2013
Introdução
O objetivo deste trabalho é discutir o tema qualidade de software, tomando por base as normas da organização internacional para padronização (ISO - International Organization for Standardization), pois no mundo atual produzir um software que tenha qualidade é o foco de toda boa empresa do setor de Desenvolvimento de Sistemas. Uma forma de garantir que os produtos mantenham um bom nível de qualidade é ter um processo de desenvolvimento de software com qualidade, utilizando as normas ISO.
Com a evolução tecnológica das organizações e a crescente exigência por qualidade, muitas pessoas e empresas começam a se preocupar também cada vez mais com a qualidade de seus produtos e serviços para isso, buscaremos entender o conceito e o processo de garantia da qualidade de software. Segundo Bartie “Qualidade de Software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos produzidos com o objetivo de garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminando defeitos”, podemos citar também a definição dada pela norma internacional ISSO/IEC 9126, publicada em 1991, e que na versão brasileira de agosto de 1996 recebeu no número BR 13596, onde “qualidade de software é a totalidade de características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”.
As necessidades explícitas são as condições e objetivos propostos por aqueles que produzem o software e são percebidos somente pelas pessoas que trabalharam no seu desenvolvimento. Já as necessidades implícitas são subjetivas dos usuários, são também chamadas de fatores externos e podem ser percebidas tanto pelos desenvolvedores quanto pelos usuários. As necessidades implícitas são também chamadas de