Qualidade de software
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Qualidade de software
Ana Paula Caldas Lima
Lorrane Mendes Lopes
Turma: ADS III
Prof: Gustavo Alexandre
PARACATU-MG
JUNHO/2012
INTRODUÇÃO
O papel da Engenharia de Software é, principalmente, fornecer métodos e ferramentas para o desenvolvimento do software de qualidade e de baixo custo. Um dos aspectos importantes é o fator qualidade que deve estar presente quando se desenvolve um software. Neste contexto, é necessário que se tenha uma definição precisa do que é um software de qualidade ou, quais são as características que devem estar presente em um software desenvolvido segundo os princípios da Engenharia de Software. A avaliação e o aprimoramento do processo de desenvolvimento de software de uma organização é outro fator importante no desenvolvimento. Para que os softwares fossem desenvolvidos em um padrão e para que as ferramentas e métodos fossem utilizados de maneira correta de acordo com a maturidade das empresas foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) um modelo que permite definir parâmetros para a análise desta questão nas corporações, o modelo CMM (Capability and Maturity Model), que estabelece também que providências as empresas podem tomar para aumentarem, gradualmente o seu grau de maturidade, melhorando, por conseqüência, sua produtividade e a qualidade do produto de software.
DEFINIÇÃO DE SOFTWARE DE QUALIDADE Segundo a Associação Francesa de Normalização, AFNOR, a qualidade é definida como "a capacidade de um produto ou serviço de satisfazer às necessidades dos seus usuários".
Esta definição é coerente com as metas da Engenharia de Software, particularmente quando algumas definições são apresentadas. É o caso das definições de Verificação e Validação introduzidas por Boehm, que associa a estas definições as seguintes questões:
• Verificação: "Será que o produto foi construído corretamente?"
• Validação: "Será que este é o produto que