Qual O Sentido Pr Tico 2
No contexto da administração de empresas, é interessante observar-se que até o momento do que se considera revolução industrial, não existe ainda um contesto que evidencie claramente a existência de fabricas ou mesmo de indústrias.
Na revolução industrial que começam a surgir ou a serem inventadas as fabricas, aliás, fábricas estas que impulsionam a revolução industrial, conjuntamente coma a máquina a vapor, que surge neste mesmo momento.
Com o advento das fábricas, e automaticamente do trabalho assalariado, as cidades neste momento também tendem a crescer, o que desencadeia um processo social que afeta a vida das pessoas, impulsionado assim que o governo busque a tomada de providencias para sanar problemas referentes a novas necessidades desta nova sociedade, como moradia, saúde, educação... e automaticamente a Revolução Industrial desencadeia uma nova tendência, que se dará via desenvolvimento de novos aspectos da administração pública.
A administração, enquanto ciência, data do inicio do século XX. Foi a partir os estudos de Taylor um engenheiro norte-americano, que ela começou a ser estruturada.
Segue abaixo um exemplo de uma indústria criada pelo americano Henry Ford.
Em 1928, Henry Ford, involuntariamente, tornou-se o precursor dos projetos megalomaníacos de ocupação da Amazônia. A ideia do gênio da indústria automobilística soa hoje como uma verdadeira extravagância. Consistia na construção de uma fábrica de borracha natural no interior do Pará para fugir do monopólio do produto imposto pelos ingleses naqueles tempos. Para viabilizar o plano, o empresário despachou de Detroit dois navios que aportaram às margens do rio Tapajós carregando os materiais para erguer não só a indústria, mas também uma cidade inteira, com vilas ao estilo americano, escolas e hospital. A força de trabalho misturava executivos americanos, caboclos e aventureiros vindos de