relatorio de mec flu lab 6 sem
Experimentos
Medidor de Vazão
Manômetro em U
<NOME>
RA:
Turma
<NOME>
RA: Marcelo Eduardo Barcellos
Turma
Alan Carlos da Silva Lima
RA:
Turma
RA: Felipe Porto Martins
Turma
RA: Jonatas Silva Freitas
Turma
Rodrigo Teodoro
RA:
Turma
Walyson Alex dos Santos
RA: b014bj0
Turma: EA6P13
Prof. André Pinheiro
SÃO PAULO
2013
1. INTRODUÇÃO
Na maioria das operações realizadas nos processos industriais, é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados, não apenas para fins contábeis, mas também para a verificação do rendimento do processo.
Assim, estão disponíveis no mercado diversas tecnologias de medição de vazão cada uma tendo sua aplicação mais adequada conforme as condições impostas pelo processo. Medidor de vazão é todo dispositivo que permite, de forma indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. Esse dispositivo é fundamental nos processos industriais, pois, é ferramenta para o controle do processo, análise e garantia de qualidade, produtividade, análise de eficiência, balanço de massa de energia, entre outros.
Outro fator fundamental para a definição do medidor é o tipo de fluido em questão
(líquido, gás, vapor), bem como suas propriedades: compressível ou incompressível
(líquidos), se contém particulado e, se tiver qual o percentual deste, se é volátil, combustível, corrosivo, abrasivo, qual a densidade, condutividade, viscosidade, entre outros. As condições operacionais/de escoamento também devem ser conhecidas: vazão, pressão e temperatura mínima, operacional e máxima; e se esta será medida em volume ou massa, bem como regime de escoamento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Vazão Volumétrica
É definida como quantidade de volume que transpassa um conduto em função do tempo. ∀=A*h
Q=∀
∀/t
Sendo assim:
∀= volume
Q=vazão
A = Área
t=Tempo
H= altura
As grandezas mais utilizadas para mensurar a vazão