QUAL O PROBLEMA PRINCIPAL DO CASO
1. QUAL O PROBLEMA PRINCIPAL DO CASO: O Principal problema se baseia no método de custeio empregado para formular o demonstrativo de lucro operacional. Por se tratar de um demonstrativo com intuitos contábeis, foi utilizado o método de ‘Custeio por Absorção’ distorcendo assim a real situação empresarial. Tal método é muito utilizado na Demonstração de Resultados de Exercício (DRE), por ser lei fiscal do imposto de renda. Entretanto apresenta distorções na rentabilidade dos produtos, penalizando alguns e beneficiando outros. Tal erro corre por utilizar rateios para distribuir custos entre os departamentos e /ou produtos baseado em poucos critérios. 2. VOCÊ CONCORDA COM OS CRITÉRIOS ADOTADOS PELO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE PARA RATEAR OS CUSTOS. Não, apesar de ser obrigatório por lei, tal método não deveria ser usado como base para a demonstração de lucros operacionais oficial da empresa. O demonstrativo se utilizou de poucos métodos para o rateio dos custos, ocasionando uma grande distorção no fechamento anual.
3. QUE CRITÉRIOS VOCÊ UTILIZARIA? O mais apropriado para tal demonstrativo, seria o ‘Custeio Baseado em Atividades ABC’, pois nele os custos são atribuídos aos produtos com base na proporção do consumo médio das atividades requeridas para fabricar cada produto, diferente do custeio de absorção no qual os custos acumulados por departamentos são rateados por todos os produtos com base em poucos critérios para tal divisão. Para a divisão do seguro empresarial utilizaria como divisor a metragem quadrada de cada setor, já para o rateio das contas de energia, seria necessário um estudo do gasto de cada setor por hora (Kwh) para se ter uma divisão honesta dos gastos.
4. NA SUA OPINIÃO, QUAL A DIVISÃO (A, B OU C) QUE OFERECE A MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA O LUCRO DA EMPRESA? Analisando o demonstrativo, observamos um alto lucro operacional por parte da divisão C,