qual o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações
Com base em leituras das principais obras destes clássicos, o artigo mostra, num primeiro momento, que a transformação social, no entendimento de Marx, depende das contradições que ocorrem entre as forças produtivas e as relações de produção e do nível de desenvolvimento das lutas de classes. Num segundo momento, pôde-se observar que, para Durkheim, a transformação social não é outra coisa senão o processo de desenvolvimento da divisão do trabalho:
Karl Marx, em suas diversas obras, preocupou-se em explicar os conflitos sociais, as lutas de classes. ÉmileDurkheim esteve mais preocupado em explicar a integração social; o surgimento das idéias comuns ao conjunto dos indivíduos que copõem a sociedade.
Émile Durkheim acredita que a consciência coletiva, é extremamente forte quando em uma sociedade nao há divisão de trabalho, e que ela enfraquece quando uma sociedade há divisão de trabalho.
E por este mesmo motivo, a consciência individual se opõe a consciência coletiva, ou seja, quanto mais fortalecida a consciência coletiva, mais fraca será a consciência individual.
Durkheim salientou a importância da educação e da ciência para a formação da consciência. A educação tem por objetivo formar o ser social; consiste num esforço contínuo de impor maneiras de ver, sentir e agir, as quais não chegariam espontaneamente.
Para Marx, o principal fator que determina a formação da consciência do indivíduo é a situação que ele passa no processo de produção econômica.
Acredita-se que a consciência coletiva prevalece, como no caso de Émile Durkheim, porque vivemos em uma sociedade coletiva onde necessitamos uns dos outros, a cada dia com o passar do tempo novas ideias surgem que devem ser trabalhadas conforme a dependência da sociedade. Não importa classe todos podem chegar a um objetivo se correr atrás. Para Karl Marx o que pode formar um indivíduo e conforme sua classe de produção econômica. Ele