Geometria, poliedros, mosaico e op art
Janice Pereira Miki de Lima1
RESUMO A Geometria é considerada como uma das partes mais antigas e utilizadas da Matemática, se tornando presente nas construções, na pavimentação do plano, no dia-a-dia de uma forma interdisciplinar numa relação de equivalência entre formas concretas, abstratas, planas e espaciais.
Quando os conceitos geométricos são discutidos e o manuseio de instrumentos como régua, transferidor, esquadro e compasso são explorados pelo aluno, o aprendizado se torna efetivo, pois ele participa da criação do objeto geométrico.
Através da História da Matemática e do estudo de biografias dos geômetras, Platão e Arquimedes, e artistas que utilizam a Geometria em suas obras, tais como, M. C. Escher e Jonathan Quintin, o aluno traz para sua construção geométrica os conceitos matemáticos, artísticos, estéticos e concretos observados no seu cotidiano.
Com essa participação fica mais claro ao aluno reconhecer as partes de um Sólido Geométrico, como faces, vértices e arestas e comprovar a Relação de Euler. Também com a construção de Mosaicos, trabalhar polígonos e suas partes, ângulos, lados e vértices, além das isometrias de rotação, translação e reflexão.
O resultado obtido é uma surpresa até para o aluno, pois ele não imagina a beleza da Matemática. E um incentivo, pois o que verificamos é que eles pretendem construir diferentes sólidos, ou mosaicos, independentemente, usando materiais alternativos para ficar de decoração em casa ou presentear seus amigos.
PALAVRAS-CHAVE
Poliedros, mosaicos, polígonos, simetrias e op. art.
GEOMETRIA, POLIEDROS, MOSAICOS E OP. ART
A partir da 5ª Série do Ensino Fundamental, alguns aspectos da Matemática começam a se tornar abstratos, com uma série de repetições de procedimentos, muitas vezes mecânicos ao aluno, sem nenhum prazer em executá-lo.
Com essa premissa, buscamos desenvolver uma maneira de trabalhar com a Matemática, em especial a Geometria, de