Qual a importância de um documento histórico para a construção da historia
R:
Compreende-se como documento histórico todo o material produzido em um determinado período, que possa auxiliar o historiador em sua análise. Pode se constituir desde documentos produzidos por governos ou entidades e até mesmo escolas (públicas e privadas), até mesmo objetos como utensílios, indumentárias, imagens, textos de qualquer natureza, pinturas, esculturas, canções, construções etc. Desde que esses registros possam responder ao problema criado pelo historiador num determinado tempo e espaço. Apenas para citar um exemplo descrito no livro “Toda a Escritura é Inspirada” cita um ponto importante de documentos descritos na arqueologia.
Estudos das Escrituras Inspiradas e de Seu Fundo Histórico
Estudo número 9 — A arqueologia e o registro inspirado
Estudo das descobertas arqueológicas e dos documentos antigos da história secular que corroboram o registro bíblico.
ARQUEOLOGIA bíblica é o estudo dos povos e dos eventos dos tempos bíblicos, por meio de escritos, utensílios, construções e outros vestígios encontrados na terra. A busca de vestígios antigos, ou artefatos, nos antigos locais da Bíblia envolve muita pesquisa e a remoção de milhões de toneladas de terra. Artefato é qualquer objeto que revele ser produto de mãos humanas e que dê evidência da atividade e da vida do homem. Artefatos podem incluir itens tais como cerâmica, ruínas de construções, tabuinhas de argila, inscrições, documentos, monumentos, e crônicas registradas em pedra.
2 No princípio do século 20, a arqueologia já se tornara um campo de estudo meticuloso, e os principais museus e universidades na Europa e nos Estados Unidos patrocinavam expedições às terras bíblicas. Em conseqüência disso, os arqueólogos descobriram uma abundância de informações que lançam luz no modo como as coisas eram nos tempos bíblicos. Às vezes, as descobertas arqueológicas demonstraram a autenticidade da Bíblia, revelando a sua