A Importância Documental
Para poder definir a importância de um documento histórico para construção da História, se faz necessário entender a definição de “documentos históricos”.
Segundo Jairo Carvalho do Nascimento, Professor da UNEB – Campus VI/Caetité-BA: “(...) Os documentos nessa perspectiva, são registros das ações humanas, seja de qualquer natureza: escritos, visuais, orais, monumentos etc.; são datados e localizados em tempos e espaços específicos; expressam o contexto histórico de uma dada época, pois revelam e evidenciam sentimentos, costumes, valores, ideologias etc.” [1].
Em uma reconstrução histórica podemos ainda denominar como documentos históricos diferenciados os filmes, Músicas e Fotografias.
É importante salientar que no processo investigativo histórico o uso de documentos “(...) Justifica-se pelas contribuições que nos podem oferecer para o desenvolvimento do pensamento histórico” [2].
Uma construção histórica basea-se em um conjunto de ações como, por exemplo, estudar e entender as Tradições Orais, Culturais, e memoriais de uma povo ou uma época tendo como alicerce a documentação escrita que não somente servirá de testemunho histórico, mas solidificará a reconstrução da história.
Na Reconstrução da História os documentos escritos se apresentam em suas várias apresentações manuscritas, datilografadas, desenhadas, cunhadas etc.
Podemos concluir que uma investigação ou reconstrução Histórica deve-se linear sempre com farta documentação escrita, visual e oral, mas os documentos escritos devem sempre que possível constituir-se a base, o baldrame e o objeto elementar e basilar da Construção Histórica.
Bibliografia e Citações (APUD)
[1] NASCIMENTO, Jairo Carvalho do, Professor da UNEB –Campus VI/Caetité-BA -O Uso de Documentos e a construção do Conhecimento Histórico, p. 01.
BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortêz, 2004. p.333