.Qual a importância da filosofia?
Caso I
1.Qual a importância da filosofia?
A filosofia nos faz pensar, questionar. No mundo em que vivemos, e bem antes de entendermos o que era certo e errado, os homens se indagavam acerca de inúmeras duvidas, talvez simples hoje, mas que geravam horas de discussão e pensamentos. A filosofia é exatamente isso. É o pensar sobre algo e formular teses, ideias. É tentar entender o motivo das coisas que nos envolvem e, dessa forma, fazer tudo ter uma explicação logica e racional. A filosofia nos faz questionar as verdades e procurar respostas.
2.Como o autor fundamenta a utilidade da filosofia nos tempos atuais?
Para o autor, nós utilizamos a filosofia simplesmente para buscar o belo e o útil, esquecendo muitas vezes do que é bom e verdadeiro. Isto é, as pessoas acabam por esquecer a essência e buscar somente o que há de mais simples, que é a beleza e utilidade.
Caso 01
Qual a relação entre sofistas, retorica e a democracia, no período socrático?
O sofismo era a consagração da retorica e da oratória, utilizada para construir premissas de pensamentos. Se pensarmos nisso no âmbito da democracia, é nítida a utilização da retorica no campo politico democrático, onde quem tem mais argumentos acaba tendo mais força.
Caso 2
Como Sócrates e a sofistica compreendem o conceito de verdade? Há diferenças entre tais concepções? Por que?
Sócrates queria que as pessoas buscassem sua própria verdade através do autoconhecimento. Já os sofistas acreditavam mais na busca pela verdade através do estudo, do método da investigação. A diferença é que mesmo ambos acreditando na existência de uma verdade, o método para encontrá-la e o objetivo era diferente. Pois para Sócrates, ela seria um caminho para a pratica do bem. E para os sofistas ela seria o caminho para o conhecimento.