Qual a função de cada um desses elementos (ciência, pesquisa e educação) na formação profissional do contador?
Ciência, pesquisa e educação são três aspectos indispensáveis em qualquer área. A ciência mostra sua importância a partir do momento em que o profissional “busca demonstrar, mediante argumentos, uma solução proposta para um problema” (SEVERINO, 2007. p.227).1 A pesquisa tem deu destaque enquanto meio para que a ciência mostre sua utilidade, a partir do momento em que se busca uma proposta para tal problema, é por meio da pesquisa que é encontrada a solução, além de contribuir para a evolução do saber. A educação se firma como elo, interligando ciência e pesquisa, pois é a permissa básica para que o profissional consiga desenvolver seus trabalhos.
Na vida profissional de um contador não é diferente. Ciência, pesquisa e educação se firmam como base de um trabalho bem desenvolvido. Diante de um mundo globalizado, aonde as tecnologias vão se aperfeiçoando a cada minuto, onde o mercado de trabalho passa a ser cada vez mais competitivo, é imprescindível que o profissional contábil se aperfeiçoe. Rever conceitos arcaicos em busca de uma melhoria da prestação de serviços, buscando alterar, inovar, apontar as adversidades das entidades com clareza e propor soluções práticas, tornam o profissional diferenciado.
A evolução do profissional contábil deve acompanhar o cenário onde ele está inserido. Ciência, pesquisa e educação, juntos, mostram um caminho mais claro em busca da melhoria profissional. Um profissional contemporâneo de importância faz uso da ciência, pesquisa e educação para municiar-se de dados objetivos e com propriedade, saber utilizá-las e repassá-las de forma que sejam úteis aos usuários.