Qual A Fun O Do Colesterol Na Composi O Da Membrana De C Lulas Animais
Células são unidades básicas, estruturais e funcionais do corpo humano. O ponto de partida para a construção da mesma ocorre através de reações químicas, tendo como base principal o Carbono, este que possui diversas propriedades úteis aos organismos vivos. A partir da ligação do carbono com outros átomos é possível iniciar a construção de muitos compostos orgânicos distintos, com estruturas e funções diferentes. Ligados ao esqueleto do carbono, os grupos funcionais diferem-se entre si exercendo propriedades químicas características nas moléculas orgânicas. Essas moléculas orgânicas combinadas entre si podem formar macromoléculas, como é o caso dos carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos que constituem as células.
Os lipídeos são o segundo grupo mais importante dos compostos orgânicos podendo ser triglicerídeos (gorduras e óleos que protegem, isolam e armazenam energia), fosfolipídios (lipídios contendo fósforos, sendo o principal componente lipídico das membranas celulares por tornarem-na anfipática), esteroides ( lipídios que contem anéis de átomos de carbono, podendo ser hormônios, vitaminas, sais biliares e colesteróis) entre outros.
O colesterol esta presente nas membranas quase na mesma quantidade que os fosfolipídios, porém não atua na formação dela, estando apenas inserido no interior da camada de fosfolipídios, regulando a fluidez da membrana através da restrição dos movimentos das cadeias de ácidos graxos dos fosfolipídios em temperaturas altas ( por possuir um radical hidroxila que o torna ligeiramente anfipático). Além disso, o colesterol é o ponto de partida para a síntese, no corpo, de outros esteroides como o estradiol, a testosterona e o cortisol.
Bibliografia
Princípios de anatomia e fisiologia - Tortora Grabowski .
Páginas 36,37,38,39,40,41 e 42.
Editora Guanabara Koogan.
Histologia e Biologia Celular- Uma introdução a Patologia - Abraham L. Kierszenbaum.