Qual significado da IDADE M DIA
A idade média representa uma rotulação a posteriori que se dá nome aos momentos passados, o sentido mantinha-se renascentista. A Idade Média teria sido uma interrupção no progresso humano, inaugurado pelos gregos e romanos e retomado pelos homens do século XVI. Acentuou no século XVIII o menosprezo a Idade Média os antidemocráticos e anticlerical. A Idade Média também foi conhecida como período medieval, que correspondeu ao período da história que se iniciou com desintegração do Império Romano do Ocidente e do sim do século XV. Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”. O termo “Idade Média” vem do latim medium aevo. Nome surgido no século XV para designar o período da história da Europa que vai do século V ao século XV e se situa entre a antiguidade e o Renascimento. As pessoas começaram a tomar decisões sem depender dos padres e dos monges. Começou a se difundir a ideia de que os seres humanos eram tão ou mais importantes do que Deus. Essa ideia recebeu o nome de humanismo.
A Idade Média para os românticos
A primeira metade do século XIX inverteu, contudo o preconceito em relação a Idade Média no romantismo. Mas a Idade Média dos românticos era tão preconceituosa quanto á dos renascentistas e dos iluministas. Para estes, teria sido uma época negra a ser esquecida na história. Para aqueles, um período esplêndido, um dos grandes momentos da trajetória humana, algo a ser imitado, prolongado.
A Idade Média para o século XX
No século XX finalmente, passou-se a tentar ver a Idade Média como os olhos dela própria, não com os daqueles que viveram ou vivem noutro momento. O cristianismo, por sua vez, foi o elemento que