qual seculo ocorreu a revolução industrial e francesa? e o que se rendeu essa revolução?
404 palavras
2 páginas
foi entre os seculos XVIII E XIV. que resultaram em inúmeras transformações de ordem econômica, política e social, inicialmente na Europa mas cujos desdobramentos extrapolaram o continente europeu. Como decorrência do confronto econômico-político entre a França napoleônica e a Inglaterra e da não obediência do Bloqueio Continental por Portugal, conforme você já deve ter estudado, Napoleão ordenou a invasão de Portugal pelas tropas francesas, o que ocasionou a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em processo conduzido pelos ingleses, aliados de Portugal e interessados em obter vantagens comerciais do Estado português governado pelo príncipe regente, D. João. A fixação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro, cuja permanência ocorrerá no período de 1808 a 1821, representou muitas mudanças para a cidade e para o nosso país, a maior parte delas ocasionada pelas necessidades da transferência da Corte e da implantação de uma estrutura que atendesse aos hábitos e costumes europeus e ao papel que o Brasil desempenhou como sede do império colonial português.Com a vinda da família real para o Brasil, deu-se a criação de cursos superiores voltados para exigências da máquina estatal, predominantemente técnicos. Com isso, a educação passou a responder às necessidades do Estado, com a formação de profissionais liberais por meio de cursos profissionalizantes.
A preocupação com a educação da elite ofuscava o interesse e o investimento pela educação do povo, nos níveis primário e secundário. Àquele, reduzido a escolas de ler e escrever e este composto de aulas régias permanecendo com as mesmas características do período jesuítico.
A orientação em relação ao tipo de educação implantada no país privilegiava a formação das elites dirigentes. Daí, o ensino superior e o secundário serem privilegiados, em detrimento do ensino primário que ficou a cargo dos governos provinciais.
A independência do Brasil se concretizou em 1822, embora a intenção das Cortes