Iluminismo
O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estrutura feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “idéias perigosas”. A Revolução Francesa marcou o fim da idade moderna e foi um movimento social e político que ocorreu na França em 1789 e derrubou o Antigo Regime, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Além disso, acabou influenciando diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou.
Iluminismo:
Defendiao uso da razão como melhor caminho para se conquistar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Foi um movimento filosófico, global, social, politico e cultural. O iluminismo também defendia a criação de escolas para que o povo fosse educado e para divulgar seus trabalhos eles criaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia onde era resumido todo conhecimento até então.
O iluminismo foi um movimento de reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influencia cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “ideias perigosas”.
O nome “iluminismo” fez uma alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período este de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.
Alguns pensadores iluministas:
Montesquieu (1689-1755), fez parte da primeira geração de iluministas, sua principal obra foi “o espíritos das leis”.
Voltaire (1694-1778), critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das ideias iluministas.
Rousseau (1712-1778) – redigiu alguns verbetes para a