Quais Órgãos atuam no Comex brasileiro
Presidência da República: Manter relações com os Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos, celebrar tratados, convenções e atos internacionais entre outras funções.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX): Atua no processo decisório do Comércio Exterior, nenhuma medida que afete o comércio exterior brasileiro pode ser editado sem decisão da câmara, formular diretrizes básicas da política tarifária de importação e exportação, fixando alíquotas de do imposto de imp. e exp., estabelecer diretrizes para as negociações de acordos e convênios, fixar direitos antidumping e compensatórios, provisórios ou definitivos de salvaguarda, entre outros processos.
Ministério das Relações Exteriores (MRE): Promove e divulga oportunidades comerciais com o estrangeiro por meio de marketing, sempre buscando o interesse da política externa Brasileira. Essa promoção busca dar assistência às empresas brasileiras interessadas no processo de internacionalização de atividades, esse serviço é realizado por intermédio dos SECOMs. Os SECOMs são ramificações do MRE espalhados em mais de 50 postos de estratégia no exterior, estes responsáveis por captar e divulgar as informações de oportunidades comerciais para as empresas brasileiras.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC): Decide e executa as diretrizes políticas de comércio e exerce sua função através do órgão gestor, Secretaria do Comércio Exterior (SECEX). Também regula e executa programas e atividades relativas ao comércio exterior. Já o SECEX presta acessória ao MDIC, é um órgão estratégico que cuida da gestão do controle comercial. Normatiza, supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de acordo com CAMEX e o MDIC. Ainda dentro do SECEX existem quatro departamentos. Departamento do comércio Exterior (DECEX) responsável pela parte operacional e gestão do SECEX, envolve o licenciamento de mercadorias para importação e