Quais S O Os Melhores
Um determinado tipo de solo pode ser adequado para atender os interesses da área de estradas, mas não possuir o mesmo desempenho na área de fundações.
As areias compactas a muito compactas e argilas rijas a duras representam solos “mais resistentes” (com maior capacidade de suporte de carga e menos susceptíveis a “grandes” deformações). A presença desses tipos de horizonte de solo indica solo de “boa qualidade” para as fundações.
Em contrapartida, as argilas moles e areias fofas representam solos “menos resistentes” (com menor capacidade de suporte de carga e mais susceptíveis a “grandes” deformações). A presença desses tipos de horizonte de solo indica solo de “má qualidade” para as fundações. Também é de fundamental importância comentar sobre os problemas ocasionados por fundações em solos de argila orgânica mole que apresentam alta deformabilidade e baixa capacidade de suporte de carga. Conclui-se assim que não há um tipo de solo mais adequado, mas sim uma fundação mais adequada ao tipo de solo da residência.
Análise Geotécnicas e Geológicas
Uma das etapas principais para o sucesso de um projeto é a realização de uma investigação adequada do subsolo onde está obra será implantada. As investigações portanto irão auxiliar na seleção de materiais cujas características geotécnicas apresentarão um comportamento adequado às solicitações as quais serão submetidos.
Quanto mais o porte da obra, maior a intensidade das solicitações envolvidas exigindo assim um melhor conhecimento dos solos envolvidos.
O programa de investigação deverá ter um custo compatível com o porte da obra em questão, estimativas apontam que uma campanha de investigação adequada representa cerca de 0,5% a 1% do valor da obra.
Informações exigidas em um programa de investigação
Espessura e tipologia de cada camada que compõem o subsolo
Identificação do topo da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador e as suas características como