Quais as intervenções de enfermagem diante das complicações clínicas ocorridas no paciente durante a hemodiálise no ambulatório?
1.1 Apresentação do problema:
Este estudo trata da assistência de enfermagem aos pacientes com falência renal. Tem como foco a atuação do enfermeiro diante das complicações clínicas que ocorrem com o paciente durante o procedimento de hemodiálise em ambiente ambulatorial.
O sistema urinário é composto por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. A função mais importante dos rins é a filtração do plasma e posterior remoção de substâncias do filtrado em taxas variáveis, dependendo das necessidades do organismo. Sendo assim, os rins limpam as substâncias do filtrado por excretá-las através da urina e devolve as substâncias necessárias à corrente sanguínea. (GUYTON e HALL, 2006).
É importante ressaltar que os rins possuem outras funções, tais como: regulação da osmolaridade, manutenção do equilíbrio iônico, regulação homeostática do pH, excreção de resíduos e substâncias estranhas ao organismo.
A doença renal é um termo bastante abrangente, usado para descrever a lesão renal ou uma diminuição na taxa de filtração glomerular. Ocorre quando os rins são incapazes de realizar sua função. As substâncias que deveriam ser filtradas acumulam-se no sangue através da excreção renal prejudicada, levando a uma ruptura nas funções metabólicas e endócrinas, bem como distúrbios hídricos, eletrolíticos e ácido- básicos. (SMELTZER e BARE, 2009).
As doenças renais são divididas em duas categorias principais, que são: insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica.
Na insuficiência renal aguda os rins param de funcionar de modo abrupto, completamente ou quase por completo, podendo recuperar, eventualmente, uma função quase normal. (GUYTON e HALL, 2006). Pode ser resultado da diminuição do suprimento de sangue para os rins, em consequência de insuficiência cardíaca com diminuição do débito cardíaco e pressão arterial baixa ou de condições associadas como a hemorragia grave.
A insuficiência renal aguda intra-renal