Quais as causas da doenaç em plantas
598 palavras
3 páginas
UESCGRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
Fitopatologia I
Prof PhD. José Luiz Bezerra
Apostila de revisão: capítulo 2 “Quais as causas das doenças de planta? do livro Essential Plant pathology
1. O que são fungos? São compostos por filamentos vivos, onde seu tamanho e forma são determinados em relação ao ambiente que estejam inseridos. Tais filamentos secretam enzimas extracelulares, as quais ajudam na degradação de compostos orgânicos para posterior absorção de nutrientes através da parede celular. O crescimento dos filamentos forma um tipo de rede na procura por nutrientes.
• Hifas: Filamento individual do fungo. • Micélio: Massa de hifa que constitui o fungo • Septo: Projeção interna da parede celular, porosas que variam em forma e número dependendo da taxonomia do fungo. • Grampo de conexão: Estrutura encontrada em basidiomicetos com hifas septadas, que possui a função de manter a condição dicariótica do micélio durante o crescimento.
Fig 1. A) Hifa septada ; B) Hifa aseptada ; c) Grampo de conexão.
O crescimento da hifa ocorre de forma radial. Assim alguns sintomas de doenças fungicas são observadas na superfície do hospedeiro como manchas e sinais circulares.
Fig 2. A) Micélio e esclerótia (estrutura de sobrevivência) do fungo Sclerotium rolfssi em BDA; B) Tomate com antracnose).
1.1. Nutrição: Os fungos são heterótrofos e podem ser classificados em: • Saprófitos: Alimentam-se de matéria orgânica morta • Necrotróficos e Biotróficos: Parasitas que se alimentam de organismos vivos.
1.2. Composição celular do fungo As células das hifas contém núcleo (haplóide), mitocôndria, e outras organelas como os organismos eucariotos. A parede celular circunda o citoplasma da hifa e são constituídas de quitina. Os fungos utilizam glicogênio para armazenar nutrientes. Geneticamente, estudos