Qu Mica I Unidade I 2015
UNIDADE – I
1. INTERAÇÕES DO HOMEM COM AS CARGAS QUÍMICAS
1.1 - Valor Limite de Tolerância (TLV)
TLV – É a concentração máxima em volume no ar que a grande maioria dos trabalhadores pode permanecer exposta continuamente, durante as oito horas da jornada diária normal de trabalho, repetidamente, durante a semana sem que venha a sofrer danos a saúde, desde que respeitadas as quarenta horas de trabalho semanal.
Obs: A Tabela do TLV, com a natureza do dano, é muito útil para avaliar os cuidados a serem tomados na utilização de produtos químicos. Um pequeno TLV implica cuidados especiais, ao contrário de um produto com elevado TLV.
Nome da substância
Fórmula
TLV-TWA (ppm)
TLV-TWA (mg/m3)
Gás Amônia
NH3
25
17
Gás Cloro
Cl2
0,5
1,5
Fosgênio
COCl2
0,1
0,4
Acrilonitrila
CH2=CHCN
2
4,3
Etil- mercaptan
CH3CH2SH
0,5
1,3
Na prática podemos considerar 300 ppm como sendo o TLV do petróleo. Na realidade esse é o TLV para os vapores da gasolina que, segundo os técnicos, pode ser usado como guia geral para os gases do petróleo
Gases nitrosos
Os gases nitrosos, monóxido de nitrogênio (TLV=25 ppm) e dióxido de nitrogênio (TLV=5 ppm), estão presentes na composição do gás inerte numa concentração de 200 ppm. O perigo desses gases é que eles reagem com a umidade do ar formando ácidos capazes de destruir o tecido dos pulmões.
Os hidrocarbonetos aromáticos tem baixo TLV quando comparados aos demais hidrocarbonetos componentes do petróleo. O benzeno por exemplo, tem o TLV igual a 10 ppm, concentração esta que não deve ser ultrapassada. Exposição a altas concentrações de benzeno leva a distúrbios crônicos do sangue e/ou da medula óssea.
Gás inerte
O TLV do gás inerte é cerca de 35 ppm. Este é um motivo, mais do que suficiente, para que efetivamente sejam tomadas todas as precauções, sempre que houver a necessidade de entrar em qualquer tanque ou compartimento anteriormente inertizado.
Limite de percepção olfativa (LPO)
O Limite de Percepção Olfativa – LPO