Qu Mica Org Nica Na Cozinha Parte 2
Lipídios- gordura
Os lipídios, também denominados de lipídeos, lípides ou lípidos, são uma classe dos ésteres que engloba todas as substâncias gordurosas do reino vegetal e animal; daí a origem do seu nome, pois em grego o termo lipos significa “gordura”.
Portanto, incluem como fontes de lipídios na alimentação: óleos, azeites, manteiga, margarina, maionese, alimentos gordurosos como nozes, amendoim, abacate, coco e chocolate.
Diferença de óleos para gordura
Polímeros
Os materiais poliméricos são usados desde a Antiguidade, só que nessa época somente eram usados materiais poliméricos naturais. A novidade é a síntese artificial de materiais poliméricos que é um processo que requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas orgânicas.
Os polímeros sintéticos surgiram para imitar os polímeros naturais, com eles é possível fabricar vários objetos, dentre eles: tubulações para água, sacolas plásticas, para-choques de automóveis, colas, tintas e chicletes.
Portanto, é possível classificar os polímeros subdividindo-os em dois grupos distintos, denominados polímeros de adição (borracha natural) e condensação (polissacarídeos e proteínas.
Os polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros.
Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).
Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:
a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).
b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).
c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.
Os polímeros estão presentes na vida de qualquer pessoa por serem de