Cooros O Em Caldeiras
1722 palavras
7 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS PENEDOCURSO TÉCNICO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL – TURMA “A”2010
PROCESSOS INDUSTRIAIS
PROF: Jeinny Gomes
CORROSÃO EM CALDEIRAS
PENEDO/ AL
JANEIRO, DE 2015
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS PENEDO
CURSO TECNICO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL – TURMA “A”2010
PROF: Jeinny Gomes
Geane Caroline Santos Silva
CORROSÃO EM CALDEIRAS
PENEDO/ AL
JANEIRO, DE 2015.
Introdução
Caldeiras são equipamentos destinados a gerar vapor, cuja aplicação tem sido ampla no meio industrial e também na geração de energia elétrica. Existem dois tipos básicos de caldeiras são elas: fogotubulares e aguatubulares. Nas Primeiras os gases da combustão circulam dentro dos tubos e a água é aquecida e posteriormente vaporizada, no lado externo das tubulações. Nas Segundas a água circula dentre dos tubos, inseridos entre tubulações, e os gases, provenientes do combustível queimado numa fornalha, circulam na parte externa dos tubos.
Porém os riscos que essas caldeiras são sujeitas são enormes. A seguir veremos detalhadamente um dos problemas que pode ocorrer nas caldeiras à corrosão.
Corrosão em caldeiras
Um dos principais responsáveis pela degradação das caldeiras é a corrosão, que age como fator de redução da espessura das superfícies submetidas à pressão. A corrosão não é sentida pelos instrumentos de operação da caldeira, ou seja, os prepressostatos e as válvulas de segurança não detectam sua evolução porque não é acompanhada por elevação de pressão de trabalho. A corrosão avançada das partes da caldeira, pode ser causa de explosões até mesmo em pressões inferiores á PMTA – Pressão máxima de admissível. Portanto o avanço da corrosão em caldeiras só pode ser detectado por meio de inspeções minuciosas do equipamento (obrigatório por lei).
A corrosão nas caldeiras pode ocorrer tanto nas partes em contato com a água (corrosão interna). Como nas partes em contato com os gases (corrosão externa).
1.1.