qtas
Cobertura verde, também conhecida como telhado verde e teto verde, consiste num sistema artificial de construção de cobertura de edifícios, habitações ou mesmo estruturas de apoio, sobre as quais são aplicados diversos tipos de materiais, nomeadamente vegetação, que permitem o correto funcionamento do mesmo e tirar partido das suas enormes vantagens ao nível arquitetônico, estético e ambiental.
A confecção de telhados verdes obedece princípios de projetos tecnológicos consistindo de várias camadas de materiais que devem compor a cobertura de forma harmoniosa. Uma analogia com a montagem de uma lasanha antes de ir ao forno é útil, pois a confecção de uma lasanha baseia-se na construção de várias camadas de alimentos que obedecem uma certa lógica para fornecer um prato saboroso. De modo equivalente, a confecção de um telhado vivo é baseada na montagem de camadas de materiais impermeabilizantes, substratos, bloqueadores de raízes entre outros materiais que devem satisfazer os objetivos de projeto.
Uma função importante de telhados verdes é a capacidade de absorver a água da chuva que cai sobre ele, atrasando o escoamento para o sistema de drenagem.Esta inércia ao escoamento da água da chuva faz com que o telhado verde seja uma opção atraente em regiões urbanas, pois se usado em grande escala pode reduzir a probabilidade de enchentes.
COBERTURAS INTENSIVAS
Coberturas ecológicos de vegetação intensiva possuem espaços sofisticados que misturam simples plantas com ambientes mais completos de fauna, inclusive banhados por cursos de água. O topo do edifício é transformado num verdadeiro jardim repleto de flores, arbustos e árvores. As coberturas verdes com vegetação intensiva só podem ser erguidas em telhados que tenham resistência adicional para suportar este tipo de quadro natural. Este género de cobertura requer habitualmente regas frequentes e manutenção constante.
As coberturas