Qr Code
Jesica Marcelino
Rafael Frasson
*Inicialmente criado pela empresa
japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, para divulgação de mensagens e dicas do jogo.
*Cada vez mais presente em ações
de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis.
*Mas o que é, afinal, um QR Code?
*É um código de barras em 2D que pode
ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
*Esse tipo de codificação permite que
possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres.
*Tudo no QR Code funciona de
maneira regionalizada – e cada um daqueles quadradinhos (e quadradões) pretos e brancos tem uma função específica. O trabalho deles começa por aqueles três maiores que estão presentes nos cantos do código. Eles servem como uma ferramenta de orientação para informar onde estão os outros dados, além de ajudar para que o leitor consiga identificar o QR Code em qualquer posição.
Como criar o seu próprio QR Code
*Existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por Serviços gratuitos disponibilizados em sites.
Acessando o site , é possível criar um QR Code personalizado.
*Há vários tipos de etiquetas com
código QR que podem ser usados em vários contextos para transmitir dados. Geralmente, aparecem no transporte ou em etiquetas de armazenamento, permitindo que funcionários de um armazém ou serviço de entrega de encomendas consiga digitalizar as informações com rapidez e facilidade.
*O QR code também pode ser
impresso em adesivos e materiais
semelhantes