QR CODE
O QR Code é um símbolo bidimensional (2-D), criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave com o principal objetivo de ser um código rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura. O QR Code ou Quick Response Code pode conter informação tanto na vertical bem como na horizontal, daí o termo bidimensional. Devido a esta característica os códigos QR possibilitam armazenar centenas de vezes mais dados que os tradicionais códigos de barras.
Hoje a informação contida num QR Code pode ser facilmente lida através de um leitor QR instalado no seu tablet ou smartphone. Os QR Codes são utilizados por inúmeras organizações e empresas nos mais diversos setores de atividade, e o tipo de informação embutida pode ser tão diversa como texto simples, URL, mensagens SMS, detalhes de contato vCard, endereços de e-mail e muito mais.
Onde surgiram os QR Codes?
Os QR Codes tiveram origem em 1994 no Japão e foram criados pela empresa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota, para facilitar o processo de catalogação dos componentes para automóveis. Após os códigos de barras terem tornado-se populares devido à velocidade de leitura, os códigos 2-D surgem também para responder à necessidade de códigos capazes de armazenar mais informação, mais tipos de caracteres e poderem ser impressos num menor espaço. A sigla QR deriva do termo Quick Response ou Resposta Rápida e está associado ao fato destes códigos poderem ser lidos e decodificados eletronicamente em grande velocidade. Passado algum tempo, as empresas começaram a explorar novas formas de utilização dos QR Codes e o seu uso comercial generalizou-se em várias partes do mundo.
Os QR Codes são de uso livre.
Prós
Os QR Codes permitem armazenar diferentes tipos de dados, incluindo caracteres alfabéticos, números, símbolos, binários, Kanji e Kana (alfabeto japonês). Enquanto o tradicional código de barras pode ter no máximo 20 dígitos, um QR Code pode armazenar até 7.089