Qlicídios

1097 palavras 5 páginas
Glicídios:
O que são?
Glicídios, ou carboidratos, são moléculas orgânicas com estrutura formada por átomos de hidrogênio e oxigênio e, eventualmente, de outros elementos, como nitrogênio. De origem predominantemente vegetal, além de exercerem função energética, podem desempenhar papel estrutural.
Lembrando: Apesar dos glicídios serem conhecidos como açúcares
Glicídios, glucídios ou glúcides são compostos de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão oliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas. O composto recebe o nome poliálcool-aldeído por apresentar vários grupos funcionais da função álcool e um do grupo funcional da função adeído. O composto recebe o nome poliálcool-cetona por apresentar vários grupos funcionais da função álcool e um do grupo funcional da função cetona.

Classificação dos Glicídios:

1. Oses ou Monossacarídeos:
São os glicídios mais simples que não se hidrolisam. De acordo com o número de átomos de carbono na molécula, as oses se classificam em trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Além disso, os próprios prefixos indicam que as aldoses têm o grupo aldeído. Portanto, as cetoses têm o grupo cetona.

Se percebermos a quantidade de carbonos, hidrogênios e oxigênios na molécula de glicose percebemos também que é a mesma na frutose. Chegamos a conclusão que a fórmula molecular de ambos compostos é o mesmo, diferenciando apenas pelo grupo funcional utilizado. Então eles são compostos isômeros.

1.1 Estrutura das oses:
As oses apresentam muitos isômeros ópticos devido aos vários carbonos assimétricos que possuem. Outro fato importante na estrutura das oses é o fenômeno de ciclização* da molécula: o grupo aldeído de uma aldose(ou o grupo cetona de uma cetose) pode reagir com uma oxidrila da própria molécula, dando uma cadeia fechada ou cíclica.
*processo no qual um composto de cadeia aberta sofre reações tornando assim um composto de cadeia cíclica ou fechada.

Nesse

Relacionados