qfd qualidade da função
O QFD teve inicio há mais de 20 anos no Japão como um sistema da qualidade voltado para a entrega de produtos e serviços que satisfizessem o cliente. Para agregar valor é necessário ouvir a ‘’Voz do Cliente’’ durante o processo de desenvolvimento do produto ou do serviço. O Dr. Yoji Akao e outros especialistas em qualidade no Japão desenvolveram as ferramentas técnicas do QFD e as organizaram em um estruturado sistema da Qualidade de fácil compreensão e aplicação de produtos e serviços garantindo assim a qualidade aos seus clientes.
QFD é mais que uma metodologia da qualidade baseada em matrizes; é uma importante ferramenta de planejamento, comunicação e documentação do desenvolvimento de novos produtos e melhoria dos existentes, que auxilia a redução de custos e garante a melhoria da qualidade. A metodologia do Quality Function Deployment é um instrumento poderoso para a melhoria da qualidade. Uma de suas propriedades mais importantes é a visualização de dados e seus inter-relacionamentos. O QFD atualmente é parte essencial da Gestão da Qualidade Total para toda organização competitiva.
Histórico do QFD no Brasil
Boa parte da história do QFD - as causas que lhe deram origem, a construção do conceito, suas primeiras aplicações e o contexto histórico em que surgiu e se firmou – é registrada pelo Dr. Yoji Akao, um de seus principais formuladores e divulgadores (CHENG, 1995).
No Brasil, trabalhos acadêmicos de autores que têm se dedicado à compreensão e transposição do QFD para a realidade brasileira, desenvolvendo aplicações desse método em diferentes áreas da atividade humana, têm enfatizado as vantagens e benefícios da aplicação desse método (CHENG, 1995; FIATES, 1995; GIANOTTI, 1996; VIEIRA, 1996; PEIXOTO, 1998; SANTOS, 1999; SILVA, 2001). O QFD chega ao Brasil por meio de organizações ligadas ao movimento nacional pela qualidade deflagrado a partir da década de oitenta e marcado pelo lançamento, em 1990, do Programa Brasileiro da Qualidade e