qeuimaduras
419 palavras
2 páginas
Novas NoRMas TALABARTENBR 15834: 2010 - Equipamentos de proteção individual contra queda em altura. Talabarte de segurança.
Devido às alterações das Normas dos Talabartes, a Hércules apresenta a seguir, uma breve explicação sobre a nova NBR 15834:2010 e os seus antigos modelos de talabartes (que não atendem à nova Norma) e os novos (com alterações que já atendem à nova Norma).
4.2 Materiais e construção
4.2.1 Generalidades
O comprimento L1 de um talabarte de segurança simples, duplo ou regulável com seus terminais, não pode exceder 2m em sua totalidade, medido a partir dos pontos de contato dos terminais. Quando os talabartes tiverem mais de 0,90cm e forem utilizados em um sistema antiqueda, devem possuir absorvedor de energia.
As alterações ocorridas nos talabartes de segurança estão diretamente relacionadas ao fator de queda e dissipação de energia de uma queda.
A importância do fator de queda O que é fator de queda?
O fator de queda (FQ) é um número que avalia a gravidade teórica de uma queda. Teórica porque com um “valor numérico” não se pode prever o que estará na rota de queda e o que poderá acontecer com o corpo do escalador em queda. Ele mede, com certa precisão, os danos sofridos pelos equipamentos que suportaram a queda e pelo sistema de segurança de um modo geral.
A energia desenvolvida em uma queda depende do fator de queda, peso e do tipo de talabarte utilizado. O talabarte com absorvedor de energia diminui consideravelmente o choque do usuário, devido à sua capacidade de dissipar a energia desenvolvida na queda.
Cálculo no fator de queda
Deslocamento de queda0.45 = Fator de queda 0.3 podento variar até 0.9 sEGURo Comprimento do talabarte1.30
Deslocamento de queda1.30 = Fator de queda 1 podento variar até 1.9 aTENÇÃo Comprimento do talabarte1.30
Deslocamento de queda2.60 = Fator de queda 2
CUIDaDo Comprimento do talabarte1.30
Os talabartes acima de 90cm de comprimento que não possuem absorvedor de