Pós socráticos
O projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS)- Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade- integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso- e práxis- integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula- à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes.
Um dos aspectos fundamentais do Projeto Atividades Práticas Supervisionadas é que o Trabalho Integrado não só objetiva treinar os alunos nas diferentes práticas de pesquisa e no uso da metodologia científica, mas também promover a criação de uma metodologia de trabalho de caráter interdisciplinar, a partir do trabalho conjunto com o corpo docente e discente.
No Primeiro Período (2013/1), o curso de Pedagogia, por intermédio de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) elegeu a disciplina Política e Organização da Educação Básica para ancorar (subsidiar) as atividades práticas supervisionadas (APS).
A partir da análise do Plano de Ensino da disciplina Política e Organização da Educação Básica, verificou-se que este componente curricular permite ao docente o desenvolvimento de projetos com os alunos para estudo e análise das políticas educacionais criadas e em fase de implementação no país desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.
O trabalho nos ajudará a conhecer como é a rotina de um professor, diretor e também dos alunos, o funcionamento da escola na prática, podendo estar convivendo com este meio. Vamos analisar e comparar dados que veremos e resposta dadas por ambas as partes e comparar com o que estamos vendo, saber se essa educação mudou ou é a mesma até hoje. O que é feito para esse aluno da rede pública de ensino para que possamos entender o pensamento de que aluno da rede