Pós-modernismo
Pós-modernismo pode ser entendido como o processo que caracteriza o desenvolvimento das manifestações estéticas da cultura ocidental. Entretanto, ele se deixa perceber mais claramente em países desenvolvidos como França e Estados Unidos, do que em países menos desenvolvidos, como o Brasil. Desta forma, é fato que existam diferenças histórico-culturais que caracterizam o contexto brasileiro em relação ao europeu e o norte-americano.
Podemos ver o pós-modernismo como uma intensificação dos traços da modernidade. Portanto, torna-se necessário um breve esclarecimento sobre como se configurou o estilo modernista brasileiro na literatura, para só assim poder falar de pós-modernismo e suas características.
O pós-modernismo é um termo de periodização artística e literária, “é o que vem depois do modernismo, num sentido amplo dessa palavra, abrangendo suas três fases: primeiro modernismo dos anos 20, modernismo dos anos 30-45, modernismo canônico de meados dos anos 40 e 60.” Desta forma, é fato assinalar que o modernismo brasileiro não foi radical. Alguns traços já explorados pelo modernismo continuam, outros se modificaram. Não houve uma ruptura efetivamente significativa, o que reafirma a natureza duvidosa de qualquer classificação definitiva acerca do tema.
As manifestações literárias do período acima citado expressam toda a realidade dessa época. Uma economia dependente, uma