Pós Graduado
CRISE - ORIGEM E DEFINIÇÃO
Crise vem do latim crisis, através do grego kpioig, cuja raiz é indo-europeia sker, que significa “cortar” e origina a palavra critério. Percebe-se que a origem da palavra crise já nos remete automaticamente aos critérios que devem ser levados em consideração para a resolução de uma situação crítica.
O Gabinete de Segurança Institucional da República Federativa do Brasil utiliza a definição de crise: “Fenômeno complexo, de diversas origens possíveis, internas ou externas ao País, caracterizado por um estado de grandes tensões, com elevada probabilidade de agravamento – e risco de sérias consequências – não permitindo que se anteveja com clareza o curso de sua evolução”. (Gabinete de Segurança Institucional da República Federativa do Brasil, 2003).
Assim sendo, uma crise ocorre de forma inesperada, não dando margens para que se anteveja seu cenário e nem tampouco, sua forma de resolução. Durante uma crise o nível de alerta dos envolvidos encontram-se alterados e sob fortes tensões, o que pode complicar ainda mais o curso desta. Resume-se em um fenômeno social, e como tal, está sempre em constante mudança, um momento perigoso ou difícil que deverá ser solucionado por um profissional com preparo técnico específico.
1. Crise Policial
A ocorrência policial caracterizada como crise, pode ser definida como: Todo fato de origem humana ou natural que, alterando a “Ordem Pública”, supere a capacidade de resposta dos esforços ordinários e/ou extraordinários de polícia/órgãos de defesa social, exigindo a intervenção por meio de estruturação de ações e/ou operações especiais de polícia ou do bombeiro-militar, com o objetivo de proteger, socorrer o cidadão, restabelecer a ordem e paz social (SILVA NETO, 1998, p. 3).
Souza (1995, p. 19)