pós em gestão educacional
Juliana Miguel da Silva2
RESUMO: O artigo pretende proporcionar um despertar para o relacionamento humano, sincero e emotivo, com a intenção de ajudar, a buscar e fazer manifestar mudanças positivas nas atitudes das pessoas, e saber que podemos ensinar em todos os momentos e lugares. O artigo enfoca diversas particularidades que envolvem Relações Interpessoais, dentre elas sua influência na aprendizagem, a dinâmica como ocorrem no ambiente escolar, às dificuldades encontradas para que seja efetiva e as soluções para sanar esses obstáculos do cotidiano escolar. Para isso foi utilizado como fonte de pesquisa o referencial bibliográfico de vários autores renomados no campo da educação, e também levado em conta os vários depoimentos de professore e alunos em diversas conversas informais. Os resultados parecem confirmar que as relações interpessoais, são importantíssimas para a educação e principalmente para o desenvolvimento humano.
PALAVRA CHAVE: Relações Humanas, escola, autoestima, ética e comunicação.
INTRODUÇÃO
O convívio social tem se tornado cada vez mais difícil, para melhorar as relações interpessoais precisamos saber que cada indivíduo é diferente tem personalidade própria que é construída ao longo da vida e essa construção sofre grandes influências quando esses indivíduos estão inseridos num contexto escolar.
O artigo tem objetivo de mostrar o que é relações humanas, como ela pode influenciar na ambiente em que vivemos, e analisar como está sendo vivenciadas as relações humanas na escola, mostrar que pode ser quebrada essa frieza que hoje vemos em muitas instituições de ensino, mudar a relação que existe entre educador e educando, gestores e demais funcionários.
O contexto das relações humanas pode ser compreendido mediante entender o comportamento humano oferecendo possibilidades para que possamos compreender a maneira que vivemos dando a oportunidade de modificar as atitudes não adequadas, na