Pêndulo
MHS ( Movimento Harmônico Simples)
1. Introdução:
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos. O modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra, representado da seguinte forma:
Então o período de um pêndulo simples pode ser expresso por:
2. Objetivo:
Relacionar o período e a freqüência de um pendulo com as seguintes variáveis: massa, comprimento da corda e amplitude.
3. Teoria:
Movimento Harmônico Simples - Um dos comportamentos oscilatórios mais simples de se estender, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações é o MHS.
Todo movimento que se repete em intervalos de tempo iguais é chamado de periódico. Mais precisamente, poderíamos dizer que, no movimento periódico, o móvel ao ocupar, sucessivamente, a mesma posição na trajetória, apresentar sempre a mesma velocidade e aceleração e que o intervalo de tempo para que ele se encontre duas vezes nessa posição, é sempre o mesmo. Deste tipo são:
a) movimento circular uniforme,
b) o movimento da Terra em torno do Sol,
c) o movimento de um pêndulo,
d) o movimento de uma lâmina vibrante,
e) o movimento uma massa presa à extremidade de uma mola, etc.
Como as equações do movimento periódico são expressas a partir das funções seno e co-seno, ele também é chamado movimento harmônico.
4. Material utilizado:
- Haste;
- Corda do Arete;
- 2 Cilindros metálico de massa diferentes;
- Régua;
- Cronômetro.
5. Procedimento prático:
1° Passo: Com a corda de 25,9cm, e mesma