Fraude E Erro
EXTENSÃO E.E. JOÃO CRISPINIANO SOARES
FRAUDES NA CONTABILIDADE
Leonardo Fini dos Santos Nº 20
Curso Técnico em Contabilidade
Estefânia
Guarulhos – SP
2015
ETEC MARTIN LUTHER KING
EXTENSÃO E.E. JOÃO CRISPINIANO SOARES
FRAUDES NA CONTABILIDADE
Leonardo Fini dos Santos Nº 20
Curso Técnico em Contabilidade
Estefânia
Guarulhos – SP
2015
RESUMO
Esta pesquisa irá conter informações básicas sobre fraudes contábeis, que são atos que prejudicaram e ate levaram grandes empresas a falência, em todo o planeta. Nesta pesquisa será apresentada a origem do das fraudes contábeis, alguns meios que elas são praticadas, como as empresas podem se preveni e combater as fraudes, e como ocorre a fiscalização no Brasil. Com essa pesquisa você terá um bom entendimento sobre fraudes contábeis, que poderá ser usado como auxilio para outras pesquisas, já que traz informações importantes em relação ao assunto abordado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 FRAUDE E ERRO 6
3 PREVENÇÃO E COMBATE A FRAUDES CONTÁBEIS 7
4 FISCALIZAÇÃO NO BRASIL 8
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A origem da palavra fraude deriva do Latim fraus/fraudis, que é o ato ou efeito de modificar ou alterar um produto ou esconder a qualidade viciada do mesmo, burlar, lesar gerando danos morais ou econômicos a outros, com objetivo de lucro ilícito.
A origem da palavra erro deriva do Latim error deerrare, que é um engano, equívoco, julgamento contrário à verdade.
Desde o início da economia existem vários tipos de fraudes, meios de enganar o investidor, e ao decorrer dos anos, com a evolução tecnológica os meios de fraudar também e enganar foram evoluindo. Alguns métodos e prevenções de fraudes contábeis serão mencionados ao decorrer do trabalho.
A fraude é caracterizada como crime doloso, onde há a intenção de cometer tal crime. Onde o fraudador tem a consciência que esta burlando a lei para se beneficiar com o crime. O erro é