Pêndulo Simples
UNIGRANRIO
PÊNDULO FÍSICO
DUQUE DE CAXIAS
2014
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO “PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY”
UNIGRANRIO
DUQUE DE CAXIAS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos.
O chamado pêndulo físico é qualquer pêndulo real. Ele consiste de um corpo rígido (com qualquer forma) suspenso por um ponto O e que pode girar livremente (sem atrito) em torno desse ponto. A figura abaixo ilustra um pêndulo físico.
O centro de gravidade (CG) do corpo está situado a uma distância s de O. Na posição de equilíbrio, quando o pêndulo está na vertical, o ponto CG está localizado abaixo de O ao longo da linha vertical.
Quando o corpo oscila, seu deslocamento em relação à vertical é descrito pelo ângulo θ como indicado no desenho.
Para um Pêndulo Físico, o período (T) de oscilação para pequenas amplitudes angulares * pode ser satisfatoriamente calculado pela expressão a seguir:
Onde I é o momento de inércia do pêndulo em torno do eixo, m é sua massa, g a aceleração gravitacional local e R é a distância entre o eixo de rotação e o centro de gravidade do pêndulo.
2 OBJETIVOS
Verificar que o período de oscilação de um pêndulo físico é independente da amplitude angular, para pequenas oscilações;
Medir grandezas físicas diretas e, a partir de um gráfico, determinar outras grandezas;
Analisar o comportamento dinâmico de um corpo suspenso.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 EQUIPAMENTOS
O pêndulo físico do experimento é uma barra de metal, com furos, sendo o do centro, o ponto equivalente a seu centro de massa. Foi