Pêndulo Físico
OBJETIVO DA PRÁTICA
Determinar o período para diferentes eixos de rotação. Através de cálculos obter o valor da aceleração da gravidade e por fim, calcular o momento de inércia do centro de oscilação (ICG) .
Introdução
As oscilações desempenham um papel fundamental na física, seja na mecânica, na acústica, na eletricidade e na ótica. Um sistema massa-mola é a realização mais simples do que se chama e oscilador harmônico: um corpo (massa), acoplado a outro corpo material (mola), é mantido em sua posição de equilíbrio, onde a mola se encontra sem deformações, portanto livre de tensões internas. Se deslocado de sua posição de equilíbrio, a massa sofre a ação de uma força restauradora linear que a força a retornar ao ponto de equilíbrio. Esta força é devida à tendência da mola de retomar ao seu estado original, sem deformações nem tensões internas.
PÊNDULO FÍSICO
O pêndulo físico, ou pêndulo composto, é qualquer sistema suspenso por um ponto O, que pode girar em torno de um eixo horizontal que passa por este ponto. Ele compreende uma vasta gama de situações reais, e não se sujeita às condições quase ideais definidas para o pêndulo simples. É claro que o pêndulo simples restrito a oscilações em um plano é um caso especial do pêndulo físico.
Relação de material:
Suporte universal Barra homogênea com orifícios equidistantes 01 Trena Cronômetro digital
DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA Em nossa experiência, utilizamos uma barra retangular, como vemos na figura acima, de largura a e comprimento b para representar o pêndulo composto; não consideramos a espessura para o experimento. Orifícios equidistantes perfurados na barra nos permitiu variar a posição de suspensão e o ponto G é o centro da gravidade da barra.
Medimos a largura da barra (a) e o comprimento (b) da barra e obtivemos, respectivamente, 0,016m e 0,253m. Da mesma