Pé Diabético
DIABETES
Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina.
O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem como função, aumentar a permeabilidade da membrana plasmática a glicose.
A insulina faz facilitar a entrada da glicose que está em circulação nas células que a vão utilizar na produção de energia para o seu funcionamento.
Figura nº 1 – Pâncreas
Existe 2 tipos de diabetes:
Tipo I - diabetes insulino-dependente
Têm pouca insulina e por isso têm de tomar insulina injetável desde muito novos, mas pode haver durante algum tempo insulina suficiente de forma que nessa altura ainda não são insulino-dependentes.
Tipo II - que se chama vulgarmente diabetes não-insulino-dependente.
Os diabéticos tipo II costumam ter insulina suficiente, por isso não precisam de tomar insulina, mas ela não funciona, por isso, dão-se os antidiabéticos orais que fazem facilitar a ação da insulina nas células.
Figura nº 2 - insulina injetável e antidiabéticos orais
PÉ DIABÉTICO
As pessoas que tem diabetes há muito anos apresentam muitas vezes problemas nos pés, isso deve-se ao facto de os níveis de açúcar (glucose) serem elevados, provocam lesões no sangue, nos nervos e nos vasos sanguíneos que irrigam a parte inferior das pernas e os pés. Quando isso acontece, é possível que não se sinta pressão, dores nem calor nestas extremidades e isso pode fazer com que se fira sem dar por isso. Além disso, as lesões nos pés podem demorar muito tempo a curar devido a falta de irrigação.
COMO SE DESENVOLVEM ESSAS LESSÕES
Golpes e feridas
O deficiente controlo dos níveis de glicemia expõe as pessoas com diabetes a um maior risco de infeção.
Por isso, um golpe ou uma ferida não detetado pode infectar rapidamente se não ficarem devidamente curados. Quando se desenvolve uma infeção pode ser mais difícil de tratar.
Calos e Calosidades Não é preciso pisar uma coisa aguçada para se ferir nos pés. O simples