Pára-raios
Pára-raios
Física II
Sumário
Introdução Pág. 3
Conceito de pára-raios Pág. 4
Tipos de pára-raios Pág. 5
Princípios de funcionamento Pág. 6
Inibidor de raios Pág. 7
Conclusão Pág. 8
Bibliografia Pág. 9
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar informações sobre o pára-raios.
Explicando como é o funcionamento, quais são seus tipos, qual o conceito usado, onde é aplicado e informações sobre a sua fabricação.
O pára-raios é um instrumento de proteção contra os raios, usados em edifícios e residências.
Utilizamos como uma forma de amenizar a intensidade de descargas elétricas que poderíamos sofrer durante uma tempestade.
Existem alguns tipos de pára-raios, que foram inventados com o mesmo propósito, porém utilizando-se de teorias diferentes.
Pára-raios
É uma haste de metal que tem uma ponta de cobre ou outro metal condutor que é ligada a uma chapa de terra. Essa chapa, para obter bom aterramento, é enterrada no solo e rodeada por pó de carvão. Ele é instalado no ponto mais alto do local a ser protegido, sendo assim, destinado à proteção das edificações contra as descargas elétricas atmosféricas. A zona de cobertura desse dispositivo é tida em forma de cone, sendo o vértice na ponta da antena e raio em solo da altura do chão à ponta da antena. O aparelho destinado a proteger as instalações elétricas contra o efeito das sobretensões e descarregá-las na terra também pode ser chamado de pára-raios.
Tipos de pára-raios Pára-raios de Franklin: É o modelo mais utilizado, chamado de pára-raios de antena. Composto por uma haste metálica onde ficam os captadores e um cabo de condução que vai até o solo e a energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento. O cabo condutor, que vai da antena ao solo, deve ser isolado para não entrar em contato com as paredes da edificação. As chances de o raio ser atraído por esse tipo de equipamento são de