Aspectos relevantes do produto após a manipulação
Tamanho do Granulado
Granulados podem representar um produto intermediário decisivo na elaboração de formas farmacêuticas sólidas. O conhecimento das características ligadas ás diversas metodologias de produção constitui, portando, fator necessário no momento de escolha da técnica a se empregada. A granulação tem por objetivo transformar partículas de pós cristalinos ou amorfos em agregados sólidos de resistência e porosidade variadas. O granulado apresenta algumas vantagens:
• Melhor conservação da homogeneidade de distribuição dos componentes e das fases granulométricas;
• Maior densidade;
• Facilidade superior de escoamento;
• Maior reprodutibilidade em medições volumétricas;
• Maior compressibilidade;
• Resistência mecânica superior a do pó (COUTO; ORTEGA; PETROVICK, 2000).
GRANULAÇÃO POR VIA SECA
A granulação de partículas ocorre através de altas pressões, ou seja, são produzidos grandes comprimidos que depois serão moídos e normalizados. Isso pode ser feito por dois processos:
1- Prensagem – dentro de um molde por uma prensa formando um briguete;
2- Rolos compactadores - a mistura de pós é comprimida entre dois rolos para produzir uma folha laminada de material esse material é como escamas ( BERNARDES, 2006).
Para ambos os processos, posteriormente deve ser feito o procedimento de moagem para que essa massa comprimida seja quebrada formando os grânulos que posteriormente serão normalizados ( BERNARDES, 2006).
[pic] Esse método, por via seca, é utilizado para formulações de produtos que não comprimem bem após a granulação via úmida ou quando as formulações são sensíveis à umidade e portanto podem sofrer degradação pelo aglutinante utilizado ( BERNARDES, 2006).
GRANULAÇÃO POR VIA ÚMIDA
Baseia-se na aglomeração do pó através da utilização de um líquido, ou seja, será usado um líquido aglutinante (normalmente água ou álcool) e o resultando numa massa úmida ou em