pulverizadores
DE BARRAS MONTADOS
E DE ARRASTO
A pulverização nada mais é que o processo físico-mecânico que transforma uma substância liquida em partículas ou gotas e o pulverizador agrícola é o equipamento cujo objetivo é auxiliar o agricultor a combater insetos, plantas daninhas ou qualquer outro tipo de praga. O mesmo permite o controle da dosagem do produto que será aplicado na área necessitada.
A agricultura brasileira é uma das que utiliza as quantidades mais elevadas de defensivos por unidade de área cultivada devido à necessidade do controle de pragas e doenças, principalmente após o aparecimento do mofo branco, da ferrugem asiática e da mosca branca.
Os produtos químicos destinados a fazer controle de plantas invasoras, e doenças, são comercializados de forma concentrada o que faz ser necessária a diluição em água. Nesses casos, normalmente, são utilizados os pulverizadores que fragmentam a calda (produto + água) em gotas de diâmetro maior que 150 microns.
PULVERIZADOR DE BARRA
É um dos mais utilizados na agricultura, principalmente em grandes áreas.
O mesmo é constituído por um chassi, uma bomba um depósito para colocação da mistura, uma câmera de compensação, comando com registro de múltiplas saídas com alavanca, válvula reguladora de pressão, manômetro, filtros, agitador de calda, mangueiras flexíveis e barra de pulverização, onde são montados os bicos hidráulicos.
O reservatório do pulverizador apresenta uma capacidade volumétrica variável.
Os que possuem maior capacidade têm quebra-ondas no seu interior.
Na parte superior do tanque há uma abertura, por onde se faz o reabastecimento, inspeção e a limpeza de seu interior.
É munido de filtro de malha fina e resistente, ou de metal perfurado.
O material da construção de reservatório pode ser: polietileno de alta densidade, resina de poliéster com reforços em fibra de vidro ou fibra de vidro com revestimento interno de resina, nos de maior capacidade.
Podem ter