Relatório de regulagem de pulverizadores
Campus Sertão
Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Disciplina de Mecanização Agrícola
RELATÓRIO: Regulagem de pulverizadores
DATA: 27/05/2015
TURMA: 21
ALUNOS (AS): Álvaro, Cleiton, Jair, João e Pedro
INTRODUÇÃO:
Este relatório visa promover uma coleta de informações sobre as aulas práticas de regulagem de pulverizadores da disciplina de mecanização agrícola. A regulagem de pulverizadores é muito importante para a lavoura, pois a regulagem vai preparar o pulverizador para atender o desejado, ou seja, produzir as gotas de um determinado tamanho, de uma certa densidade de gota e aplicar uma determinada taxa de calda do defensivo em (1/ha).
Empresas que fabricam pulverizadores são a Kuhn, Stara, Panter, Jacto, Montana e New Holland.
OBJETIVO GERAL: O objetivo geral das aulas práticas de regulagem de pulverizadores era regular a quantidade de fertilizante (calda), (mas no caso da aula prática utiliza-se água, para não contaminar a pele dos estudantes e do professor) que irá gastar em 1 ha, com isso podemos modificar a velocidade que o trator anda ou a pressão da saída das gotas, assim modificando a quantidade de calda a ser usada em uma determinada área. A aula prática teve muita importância para nós, pois a técnicas que aprendemos vai ser muito útil para nossa profissão de técnico em agropecuária.
MATERIAL
UTILIZADOS Uma trena para medir os metros que o trator ira andar (50 metros), litro para coleta da calda nos bicos do pulverizador, uma proveta de 1000 ml para medir a calda coletada, telefone para usar como um cronômetro; monômetro para medir a pressão da saída das gotas e uma estaca. Trator 1: marca Valmet; modelo 985 S; ano 1994; potência 105 cv; peso aproximadamente 7.000 kg; tipo de tração 4x2 TDA. Trator 2: marca Budny; modelo BDY 7540; ano 2012; potência 75 cv; peso aproximadamente 3.820 kg; tipo de tração 4x2 TDA. Também