trabalhos av2 trabalhos feitos
A terapia psicológica, ou psicoterapia, é “uma interação planejada, emocionalmente investida e confiante entre alguém que sofre e um profissional treinado e socialmente aprovado”. Cerca de 250 tipos de psicoterapias já foram identificados. Nós consideramos apenas as mais influentes. Cada uma delas tem como base uma ou mais das principais teorias da psicologia: psicanalítica, humanista, comportamental e cognitiva. Nós também consideramos o uso de algumas técnicas em terapia de grupo.
Psicanálise A psicanálise faz parte de nosso vocabulário moderno e suas suposições influenciam muitas terapias.
Objetivos
A psicanálise assume que os problemas psicológicos são alimentados por resíduos de impulsos e conflitos recalcados na infância. A psicanálise tenta trazer esses sentimentos recalcados para a percepção consciente onde, então, o paciente pode lidar com eles. Ao adquirir a compreensão das origens dos transtornos – ao cumprir o antigo imperativo para “conhecer a si mesmo” de modo profundo -, o paciente “supera os obstáculos” dos sentimentos enterrados. A teoria presume que uma vida menos ansiosa e saudável seja possível quando os pacientes liberam a energia que haviam devotado anteriormente aos conflitos entre id, ego e superego.
Método
A psicanálise é uma reconstrução histórica. Ela tem como objetivo desenterrar o passado na esperança de desmascarar o presente.
O analista o convida a relaxar, assim ele dirige sua atenção pra seus pensamentos e sentimentos, sentando-se fora do seu campo de visão, iniciando com uma lembrança da infância, um sonho ou uma experiência recente, você diz em voz alta o que lhe vem à mente de um instante para o outro. Você pode fazer um comentário jocoso ou mudar o assunto para algo menos ameaçador. Às vezes, pode ocorrer um branco em sua mente, ou você pode se sentir incapaz de lembrar detalhes importantes.
Para o psicanalista, esses bloqueios no fluxo de sua associação livre indicam